Manual de Sobrevivência CCXP

dezembro 06, 2017

Em primeiro lugar, como você já deveria saber, não esqueça sua toalha.
Já está com ela em mãos? Então acompanha essas dicas sobre o que você precisa para chegar (parcialmente) inteiro ao final do evento mais épico do ano.




1) Se você não é de São Paulo, ponha na mala roupas para frio e calor.



Sim, São Paulo é uma caixinha de surpresas. Eu já peguei 19ºC em um dia de CCXP e 35ºC na manhã seguinte. Na dúvida, leve roupa para os dois tipos de temperatura.


2) Sapatos e roupas confortáveis.



Ok, se você for cosplayer talvez não tenha muita opção em relação aos sapatos, mas caso não seja, coloque um tênis ou o que você tiver de mais confortável na sua sapateira e invista em looks bem confortáveis e que possam sujar. Vale a pena levar um chinelinho na mochila também, principalmente se você for do tipo que retém muito líquido e fica inchado com facilidade. Você vai andar (e correr) MUITO.


3) Bolsas LEVES.



Se você pretende gastar toda a sua fortuna na CCXP, sugiro que leve uma malinha de rodinhas. Se este não for o seu caso, nada de entupir a bolsa ou a mochila de coisas que você acha que poderão ser úteis em algum momento. Você vai andar demais, vai ter várias coisas para fazer por lá e, quanto menos peso e tralha você carregar, mais confortável vai curtir o evento.


4) Garrafinha de água.



Leve sua garrafinha. De preferência, já vá com ela cheia, porque com certeza você vai sentir uma sede danada só da correria da descida do metrô até o Centro de Convenções. Lá dentro tem bebedouros, então você poderá encher a sua garrafinha sempre que tiver sede. Ok que provavelmente ela não sairá gelada o tempo inteiro, mas vale a pena mesmo assim.

4.1) Beba água!



A gente costuma ficar tão deslumbrado com o mundo que se revela em uma CCXP que acaba esquecendo de beber água e comer. Não faça isso, ok? Coloque o celular para despertar de tempo em tempo, peça a algum amigo para te ajudar a ficar de olho nisso, sei lá. Só não vacila nessa parte. Na CCXP de 2015 muita gente teve desidratação por causa do calor. Não dá para perder tempo na enfermaria em plena Comic Con, né?


5) Leve lanchinhos



Mas nada muito exagerado, afinal, sua bolsa deve estar o mais leve possível. A CCXP tem uma praça de alimentação bem bacana, com vários food trucks, mas como na maioria dos eventos desse tipo, as coisas são um pouco mais caras lá dentro. Vale a pena guardar o dinheiro para comer algo com mais sustância na hora do almoço. Para os demais momentos, leve pacotinhos pequenos de biscoito, barrinhas de cereal, bolinhos e afins. Você vai conseguir sobreviver.


6) Hospede-se o mais próximo possível do Jabaquara



O metrô em São Paulo facilita muito a vida da galera que vai à CCXP. Mas a realidade é que, ainda assim, ficar o mais próximo possível do Jabaquara é a melhor opção. Você sairá todos os dias MUITO cansado, pensando apenas em comer e dormir. Além disso, no dia seguinte você provavelmente acordará cedo para garantir os primeiros lugares na fila por causa de alguma atração ou produto que deseja. Então, quanto mais longe você fica, mais demora a voltar para casa e a chegar ao Jabaquara, ou seja, você descansa menos tempo de um dia para o outro.


7) Deixe seu preconceito em casa



Na realidade, seus preconceitos já deveriam ter ido para o lixo há muito tempo, mas se você ainda tem dificuldade com eles, por gentileza, deixe-os bem longe da CCXP. Você vai perceber a harmonia e o respeito que rolam entre as pessoas lá dentro, então não seja o chato do rolê que faz todo mundo querer ir embora.


8) Respeite as filas



Você vai enfrentar fila. Em absolutamente todo lugar na CCXP. Mesmo. Conforme-se com isso e não seja aquela pessoa engraçadinha que sempre arranja um amigo na fila para passar a frente dos coleguinhas. Lembre-se que amanhã pode ser você não conseguindo entrar no painel ou fazer algo que gosta por causa de alguém que passou a sua frente.


9) Leve dinheiro e guarde-o bem



Na CCXP de 2015 faltou luz no sábado durante alguns minutos. Isso fez com que parte da galera que estava realizando compras no cartão não conseguisse sair dos stands enquanto a luz não retornasse. Este é apenas um exemplo de tudo o que pode acontecer caso você se garanta apenas no cartão de crédito. Não precisa andar com milhões no bolso, mas deixe um dinheirinho escondido para o caso de uma emergência.


10) Deixe as minas



Muitas meninas vão ao evento fazendo cosplay de personagens que possuem roupas muito cavadas, ou muito justas, ou ainda muito pequenas. Isso não te dá o direito de sair cantando cada mina que passar por você, ok? Ela está ali representando um personagem, não vestindo uma fantasia sexual para você.


11) Leve seus carregadores, baterias extras e tudo o que tiver para manter seu telefone carregado



A estrutura de locais para carregar telefones e tablets melhorou muito na CCXP. Contudo, ainda é muita gente participando do evento, todo mundo quer tirar foto e fazer vídeo de tudo, então é natural que, em algum momento, as pessoas fiquem sem bateria. Invista em carregadores portáteis porque eles com certeza serão uma mão na roda para você. Além disso, poupe bateria evitando deixar a internet ligada sem a estar usando e forçando a parada de aplicativos que você não precisará enquanto estiver no evento.


12) Leve apenas seu bom humor e sua cordialidade



Para pessoas impacientes e mal humoradas, a CCXP não é o lugar ideal para passar o dia. É muita gente, muita fila, gritaria de vez em quando, crianças correndo, adolescentes correndo, adultos correndo, produção correndo... Enfim. Vá ao evento CIENTE de que essas coisas todas acontecerão e que você tem duas opções: ficar de boa ou estragar o dia de todo mundo. Opte pela primeira, por favor. A credencial é cara demais para você bancar o corta vibe.


13) Pergunte antes de tirar foto



Isso vale principalmente para cosplayers infantis. Por mais que a pessoa esteja ali toda trabalhada no glamour do seu costume, ela pode estar querendo um segundinho de paz e sossego, então mesmo que você queira apenas uma foto dela sozinha, pergunte antes se pode fazer isso. É questão de educação e gentileza. Se for uma criança, pergunte sempre ao adulto que estiver com ela. Afinal, que responsável nunca ficou com medo de alguém agarrar seu pequeno e sair correndo pelo mundo sem rumo?


14) Evite usar o flash no Artists Alley



Muitos artistas ficam desnorteados por causa dos flashes e acabam ou não conseguindo desenhar/ilustrar/escrever para os fãs ou então cheios de dores de cabeça ao final do dia. Pode tirar foto deles e com eles, mas não use o flash para que eles continuem sendo incríveis para todo mundo que vier vê-los depois de você.


15) Guarde bem os seus pertences



Por mais que o clima na CCXP seja, em geral, muito amor e tranquilidade, a gente sabe que sempre tem um que vai até lá só para estragar a festa. Então tome conta de suas coisas, guarde direito aquilo que for de valor e tudo ficará bem.


16) Sua credencial é seu bem mais precioso



Perca até o seu celular, mas não perca a sua credencial. Ela é o seu passe para todo o evento e também vai servir para você participar de atrações em diversos stands. Ou seja: ela é tudo o que você tem dentro da CCXP e um pouco mais. Não a perca!


17) Descarregue os dispositivos com fotos todos os dias



Você vai tirar muitas fotos. Até no banheiro você vai achar algo incrível para fotografar, então não corra o risco de ficar sem memória e perder um momento único. Descarregue suas fotos em um computador ou envie para uma nuvem, para poder liberar espaço na memória do seu telefone ou câmera.


18) Volte a ser criança



Entre na CCXP ciente de que tudo aquilo ali é a materialização de seus sonhos de infância e adolescência. Não tenha vergonha de BRINCAR lá dentro (porque sim, você vai ver muitas atrações voltadas especificamente para fazer você brincar, jogar e se divertir). Ninguém ali vai te julgar se você quiser se jogar naquela piscina de bolinhas gigante ou travar a batalha de cotonetes do século. Só vai lá e se diverte. Curte tudo!


19) Esteja preparado para o auditório Cinemark



Ele é o mais cobiçado da CCXP, o que traz as atrações mais fortes do evento e, é bom lembrar, uma vez lá dentro você só é obrigado a sair na hora em que a CCXP encerra as atividades do dia, mas uma vez que você saia do auditório, só poderá voltar se entrar no final da fila novamente. Ou seja: se você está esperando muito por uma atração, pode ter que ficar o dia inteirinho lá dentro. Até o ano passado só vendia pipoca e cachorro quente (pão e salsicha apenas) dentro do auditório (a bomboniere é do Cinemark então basicamente vende apenas aquilo que você encontra em qualquer cinema da rede). É bom se prevenir e reforçar os lanches da bolsa caso você planeje passar o dia inteiro lá dentro, porque você não poderá sair para comprar nada na praça de alimentação (foi passear, perdeu o lugar. Simples assim).


20) Compre bilhetes de metrô e/ou separe a grana do ônibus da volta antes de chegar ao evento



É provável que você veja um milhão de produtos que são exclusivos da CCXP e que você vai querer muito muito muito muito. Às vezes a galera perde a noção dos gastos lá dentro, então é sempre bom deixar os bilhetes da volta ou o dinheiro para o ônibus já separados do dinheiro que você pretende usar para comprar suas coisas. Na real, o melhor a se fazer é já comprar todos os bilhetes de ida e volta no primeiro dia. Assim, você evita as filas todas as vezes em que precisar pegar o metrô e o ônibus (invista naquele cartãozinho de passagem).


Acima de tudo, permita-se viver o épico. Deixe-se levar pelos universos que encontrar lá dentro, brinque, faça novos amigos, conheça novas marcas, novos personagens, novos artistas. A CCXP é um evento de experiência, como o próprio nome já diz, então curta tudo ao máximo!

(E aproveite por mim, porque não irei este ano e estou sofrendo a a a a a a)


You Might Also Like

0 comentários

Deixe aqui seu comentário.
Lembre-se que respeito é fundamental.

Últimos Posts