A magia da CCXP

dezembro 04, 2017

Declaro oficialmente aberta a semana especial preparatória para os dias mais épicos do ano no Brasil.




Muita gente vem me perguntar a respeito de várias coisas relacionadas à Comic Con Experience São Paulo. Nas vezes em que fui, gravei muitos momentos e contei vários detalhes no Snapchat, no Facebook e no Instagram. Infelizmente não poderei ir esse ano (lágrimas jorrando descontroladamente), mas a galera continuou me perguntando um monte de coisa, então decidi fazer uma semana especial sobre a CCXP aqui no blog. Cada post, é claro, falando sobre o evento de acordo com a coluna na qual está inserido. E a primeira postagem desta semana é uma visão pessoal do evento, para você começar a preparar todos os sentidos para viver o épico. Senta, porque tem muito grito, lágrima, emoção e encantamento vindo aí. Bora lá?


A Comic Con Experience é a versão brasileira de um dos maiores eventos sobre cultura nerd do mundo, a San Diego Comic Con, que acontece anualmente em julho, nos Estados Unidos, desde a década de 1970.

A primeira edição da CCXP foi em 2014 e, de lá para cá, o evento cresceu MUITO.


Antes de mais nada, quero que você saiba que não me prenderei muito a detalhes técnicos, caso contrário o post ficará GIGANTE e, além disso, você pode entender melhor a estrutura e a história do evento clicando aqui e também ao acompanhar os próximos posts desta semana especial, ok?



2015 foi o meu primeiro ano de CCXP. Comprei apenas para um dia, sábado, mais para conhecer o evento do que qualquer outra coisa. Mas me arrependi amargamente de não ter adquirido a credencial para os quatro dias no exato momento em que passei pela catraca que dá acesso ao pavilhão. A sensação é a mesma de entrar em um universo paralelo (não que eu já tenha encontrado um portal para Nárnia ou acessado a Plataforma 9 ³/4 para saber qual é a sensação, mas acredito que seja igual). Nada ali parece real, ao mesmo tempo em que tudo é real demais. Foi por isso quem nem cogitei outra hipótese sem ser a de comprar os 4 dias para a edição de 2016.




Óbvio que o evento foi totalmente pensado para fazer você mergulhar naquele universo e esquecer completamente o mundo lá fora, mas mesmo tendo essa consciência, é impossível não se deixar envolver. A música tema ecoando pelos corredores, os stands surreais, as marcas - que muitas vezes têm apenas lojas online -, bem ali na sua frente, as experiências, os jogos, os painéis... Se você não tiver foco vai se perder FÁCIL, porque dá vontade de fazer tudo ao mesmo tempo.

As filas são quilométricas, é bem verdade. Mas isso acontece porque o evento é realmente ENORME e muitas atividades acabam tendo um tempo de experiência maior ou um número menor de pessoas interagindo por vez, então é normal que você enfrente fila para qualquer coisa que for fazer. Mas não se preocupe: você provavelmente não vai sentir o tempo passar, porque se tem um público sociável em fila, esse público é o nerd. Conversando sobre nerdices você nem sentirá a espera.

Se você for muito fã de um personagem ou uma saga, é muito provável que se pegue chorando em alguns momentos. É sério, as pessoas que planejam o que você vai viver na CCXP não brincam em serviço. O objetivo é materializar sonhos, coisas que você pensou que jamais sairiam do seu campo imaginário. Tem horas em que é realmente impossível não gritar, ou não chorar. Passa um filme na sua cabeça. É mágico!

Os cosplayers também são parte fundamental da experiência. Sem eles o evento seria muito menos surreal. A galera se esforça DE VERDADE para fazer costumes perfeitos e eu tenho certeza de que você vai pedir para tirar foto com pelo menos 50 deles. É muito comum ver famílias inteiras representando um grupo de personagens de alguma saga ou jogo (e aí você fica imaginando como será sua futura família fazendo cosplay e sendo sucesso na CCXP daqui a alguns anos). São tantos personagens "vivos" que eu me peguei pensando em como aquilo parecia a materialização daqueles sonhos malucos de infância em que todos os seus heróis e vilões favoritos resolvem fazer uma resenha juntos e ainda te chamam para participar. É lindo e muito doido.










O Artists Alley é, na minha opinião, o coração da CCXP. É onde você pode encontrar os caras que criaram ou que ainda criam os seus personagens favoritos, suas histórias preferidas, além de poder descobrir novos (e brilhantes) talentos. E fica todo mundo ali, um do ladinho do outro! Lembro do ano passado em que, enquanto me dirigia à mesa onde estava Vitor Cafaggi, cruzei com Alan Davis indo sentar-se à sua mesa para atender os fãs e desenhar para eles. Passei pelo corredor seguinte e vi Yanick Paquette gargalhando ao atender um dos fãs que formavam a sua (gigantesca) fila. É o espaço mais democrático e criativo da Comic Con. Você pode ter uma ilustração só sua, ou pode encontrar uma versão incrível de uma cena que adora, pode tietar seus artistas preferidos sem aquela chateação de "não pode tirar selfie"; "você tem 30 segundos"; "só pode pegar autógrafo em até 3 exemplares", ou qualquer restrição do tipo a qual você está sujeito em qualquer outro evento. Além de tudo isso, você encontra no Alley pessoas que acompanha por canais, mídias e até convidados do evento, passeando para conhecer os trabalhos da galera nova e dar aquele salve aos já consagrados. É a essência da CCXP, o início do espetáculo, o lugar de onde brota a nascente da magia. Simplesmente magnífico.

Você descobre um universo paralelo dentro do universo paralelo da CCXP em um lugar chamado Auditório Cinemark. Ali é o espaço da histeria, das lágrimas, da exclusividade. Você verá coisas que mais ninguém no mundo terá acesso, ou ainda, verá com MESES (às vezes anos) de antecedência conteúdos que serão lançados no cinema e na TV. Vai ver de perto artistas que admira, vai vibrar com as homenagens e, provavelmente, vai sair um excelente entendedor de artes cinematográficas em geral. Se o Artists Alley é a nascente da magia, o Auditório Cinemark é onde ela se mistura à realidade. Este é também um dos locais mais disputados da CCXP, porque é sujeito à lotação e concentra a maior parte das atrações internacionais do evento. Uma vez dentro, você só é obrigado a sair após o último painel do dia, então, quando o painel é muito disputado, muitos fãs não conseguem entrar para assistir.


O clima na CCXP é tão envolvente que até a área infantil vai te encantar. Dá vontade de agarrar a Hello Kitty, a Ladybug, o Ben10 e todos os outros personagens que os caçulas da família amam. Em algumas coisas, porém, você vai ficar chupando o dedo porque a atração é exclusiva para crianças.

Mesmo que você seja fã de apenas uma série ou uma saga na vida, não sairá decepcionado da CCXP: tem exposição, produto, brinde, pôster e mais uma infinidade de coisas de absolutamente TUDO relacionado a cultura pop. De mangá à filme blockbuster ali definitivamente é o lar de todos os personagens que moram em nossos corações.

A sua fome vai ser saciada com qualquer coisa, principalmente biscoito, porque a realidade é que ninguém quer perder tempo entrando em filas para comer. Seus pés doerão horrores de tanto andar, mas você continuará entrando em cada stand que estiver à frente porque algo fantástico te chamará a atenção. Você vai perder a noção do tempo e também dos seus gastos e terá que se policiar para não voltar para casa a pé no final do dia. Você vai se emocionar, vai conhecer gente nova, vai tirar foto de absolutamente tudo para mostrar à mãe, irmão, pai, tio, sobrinho, papagaio, periquito, lobo gigante e coruja, simplesmente porque todos eles precisam ver um pouco daquele universo que você conheceu. Vai esbarrar pelos corredores com um monte de YouTubers e blogueiros nerds que estarão tão embabacados com a CCXP quanto você. E, ao final do dia, cansado, com cara de derrotado, sem sentir suas pernas e lotado de sacolas, você estará tão feliz como uma criança de 5 anos que acabou de conhecer o Capitão América. Porque a CCXP é isso: seu sonho de criança virando realidade de um jeito que só você será capaz de sentir.

Vale a pena viver o Épico.

You Might Also Like

0 comentários

Deixe aqui seu comentário.
Lembre-se que respeito é fundamental.

Últimos Posts